Círculos de mulheres podem ser vistos como um movimento evolucionário e revolucionário que está escondido por trás de uma imagem aparente: parece ser apenas um grupo de mulheres reunidas, mas cada mulher e cada Círculo está contribuindo para algo muito maior (Jean Shinoda - "O milionésimo círculo").



Quem somos

* Irmãs do Círculo *

(Imagem: Karen MacKenzie)


  O círculo de mulheres "Irmãs do Círculo" foi criado no dia 07/05/2011 (data do primeiro encontro). Nossa proposta é reunir mulheres de diversas cores, crenças, idades e vivências, uma vez no mês, preferencialmente na Lua Nova (lua da renovação), mas podem ocorrer encontros também em outras luas.

  O Irmãs do Círculo (e os diversos Círculos de Mulheres no mundo inteiro) busca relembrar um costume muito antigo e praticamente universal, em que as mulheres se reuniam durante a lua nova ou cheia, e mais precisamente quando estavam menstruadas, em uma tenda, cabana, gruta ou clareira na floresta para celebrar seus ciclos sagrados. Nesses encontros as mulheres conversavam sobre suas vidas pessoais, a vida na tribo, compartilhavam conhecimentos, experiências, cantavam, dançavam, teciam e expressavam sua sabedoria.

  O Irmãs do Círculo pretende proporcionar momentos de prazer, fraternidade, amizade, espiritualidade feminina e fortalecimento dos laços entre as mulheres, por meio de rodas de conversa, contação de mitos, danças circulares, meditação etc.
  Nosso maior objetivo é fortalecer em cada mulher o Sagrado Feminino e redescobrir a alegria e o poder de Ser Mulher!




Focalizadoras: Mayra Faro e Vanessa Furtado.
Contato: irmasdocirculo@hotmail.com




MAYRA FARO


Possui formação acadêmica em Ciências da Religião, e atualmente está fazendo mestrado também nessa área pela Uepa, onde pesquisa sobre a pajelança cabocla no Marajó, e especialmente sobre mulheres pajés, curandeiras e parteiras. Estudiosa de mitologia e culturas antigas, sobretudo a Celta. Participou de cursos de formação em Danças Circulares Sagradas, com a Ong Mana-Maní.


VANESSA FURTADO

Possui formação acadêmica em Terapia Ocupacional, pela Uepa, onde estudou as Danças Circulares como metodologia terapêutica para idosos. Estudiosa de Reiki, radiestesia e demais terapias alternativas baseadas na cultura oriental. Fez cursos de formação em Danças Circulares Sagradas, com a Ong Mana-Maní.


Apoio e Colaboração:
Esperança Alves (Mana-Maní)
Claudia Ferreira (Espaço Saúde e Vida)